Não se engane com alimentos que parecem ser saudáveis mas não são!

25/05/2015 15:29

Alguns alimentos são tão enfatizados pela mídia e o marketing que muitas pessoas começam a acreditar que são saudáveis. Os alimentos listados aqui são alguns exemplos:

Suco de soja: Além de ser um alimento calórico, a maior parte da soja produzida no Brasil é de origem transgênica, trazendo diversos malefícios para a saúde. A proteína da soja tem alto potencial alergênico, não sendo recomendada para crianças menores de 8 anos.

Peito de Peru: É o queridinho das dietas por fornecer baixa quantidade de calorias, porém é um alimento embutido e contém grandes quantidades de conservantes, sódio entre outros componentes que trazem graves problemas para a saúde.

Refrigerante zero: Apesar de ser isento em açúcar, possui diversos outros componentes prejudiciais à saúde, entre eles estão corantes, sódio, conservantes, entre outros.

Cereal matinal: Fornece grande quantidade de açúcar e sódio, além de também ser rico em aditivos.

 

Barrinha de cereal: É apontada como uma opção prática e saudável para o lanche fora de casa, porém algumas marcas possuem grande quantidade de açúcar e aditivos e pouca fibra. Tenha sempre atenção ao rótulo. Onde os ingredientes são listados o primeiro citado é o que está presente em maior quantidade no alimento. Prefira as barrinhas que possuem maior quantidade de frutas e cereais integrais. Na composição nutricional escolha as que possuem maior quantidade de fibra (3g ou mais), menor de gordura e açúcar.

 

Gelatina: Apesar de se acreditar em seus benefícios estéticos e para ganho de massa muscular, estes efeitos não são comprovamos pela ciência, além de que fornece para a alimentação proteína desbalanceada e de baixa qualidade. É um alimento rico em conservantes, corantes, açúcar e sódio, como grande maioria dos alimentos industrializados.

 

Suco de caixinha: Por ter adição de frutas, muitas pessoas acreditam que são saudáveis, porém é um alimento calórico, a quantidade de açúcar, corantes e aromatizantes são altíssimas. O ideal é consumir suco diretamente da fruta.

 

Dica! Os sucos, mesmo das frutas, principalmente quando coados, fornecem grande quantidade de calorias e pouca quantidade de fibras. Isso acontece porque para um copo de suco são utilizadas várias frutas. Para quem quer reduzir o valor calórico da alimentação o ideal é consumir a fruta in natura.