Como fazer meu filho se alimentar bem?

30/03/2015 17:27

A alimentação das crianças e adolescentes têm preocupodo muito os especialistas, visto que as chances de uma criança obesa se tornar um adulto obeso são bem altas. As consquências da obesidade são bem conhecidas de todos: doenças cardiovasculares, Diabetes Mellitus tipo 2, risco aumentado de câncer, entre várias outras doenças.

No Brasil mais de 15% das crianças entre 5 e 10 anos apresentaram sobrepeso no ano passado, segundo o SISVAN, 7,5% apresentaram obesidade e 5%  obesidade grave.

Estes números mostram a gravidade da situação.

Mas o que pode ser feito?

Chamamos a atenção para os pais! A criança constrói hábitos alimentares em casa, portanto a alimentação dos pais diz muito em relação a alimentação da criança.

Vamos então à algumas dicas:

Dar exemplo: é importante a família ter uma alimentação saudável, os primeiros hábitos que se aprende são importantes para determinar as escolhas alimentares ao longo da vida.

Alimentos não saudáveis o quanto mais tarde melhor: evite oferecer guloseimas, frituras, refrigerante, salgadinhos para crianças antes dos 5 anos, pelo menos.

Evite chantagens: já é comprovado que fazer chantagem para obrigar a criança se alimentar conforme o adulto quer, prejudica a construção dos hábitos.

Não misturar os alimentos: quando a criança está iniciando o consumo de papinhas, oferecer papinha com apenas um alimento, assim fica mais fácil definir o sabor.

Conversar: é importante o adulto conversar com a criança, explicando a importância de se alimentar de forma certa e as consequências de consumir alimentos açucarados, gordurosos...

Atenção para os lanches: preparar lanches saudáveis para a criança levar para a escola. Em Receitas você encontrará várias dicas de bolos, sanduíche natural, pão recheado, entre outros!

Incentivar o consumo de frutas, principalmente na escola.

Use a critatividade: faça das refeições momentos divertidos. Faça com que a criança se entusiasme com as preparações, e lembre-se quanto mais colorido melhor! Veja algumas dicas:

E é claro, incentive sempre a atividade física!